23/03/2007

aconteceu que hoje levantei da cama com o pé esquerdo e depois de duas xícaras de café e cinco cigarros me dei conta de que enlouquecer aos poucos não faz nenhum sentido. de repente, me vi envolvido em reflexões filosóficas do mais alto grau. coisa séria mesmo, repleta de argumentos divergentes e bem estruturados. servi uma dose generosa de uísque, com pouco gelo. olhei para o relógio. como não era nem meio-dia de uma sexta-feira, achei que seria prudente colocar mais gelo no uísque porque a coisa estava ficando crítica demais — detesto trabalhar nas segundas e sextas. pensando bem, também detesto trabalhar nas terças, quartas e quintas. mas isso não interessa para a continuidade dramática do texto.

confuso emocionalmente, tentei uma solução simples. uma técnica que desenvolvi ao longo dos anos e sempre utilizo quando preciso me esquivar de qualquer processo de análise que me coloque contra a parede. comecei elaborar mentalmente uma sequência de coisas que não me levasse para nenhum lugar: essa cidade, eu conheço cada esquina, cada calçada, suas casas, cores, lixeiras, a gurizada brincando na rua, bola furada, bicho-de-pé, telhas francesas, janelas e cortinas, tomadas, geladeira, TV, mesa e quatro cadeiras... não deu certo. nenhuma dignidade existencial à vista.

what fuck? que transtorno obsessivo-compulsivo-psicótico-patológico-inoportuno é esse? — e preciso me matricular num curso de inglês, urgente! então, numa demonstração espantosa de habilidade, organização e instinto de preservação, consegui ignorar o desejo involuntário de elaborar qualquer tipo de pensamento. procurei desesperadamente reagrupar meus esforços, direcionados na manutenção do pouco que ainda me restava de concentração, equilíbrio, coordenação motora e mental. o uísssqui já coemebava fazer efeitos irremediabeis misturado com toda quela doideira intelecutual. estaba bicando meio donto. desliguei o Windows Media Player. uai! que silêncio. quanto vácuo tridimensional ilimitado e infinitamente grande. vi outro dia no Houaiss, o espaço é quase poesia. sei lá, quando a cabeça fica girando sem sair do lugar, o melhor a fazer é cortar a cabeça. como essa deve ser uma daquelas decisões com consequências traumáticas, acho que aproveitarei que estou temporariamente incapacitado para qualquer atividade e vou apenas cortar o cabelo.

2 comentários:

Saramar disse...

rssssssssss....
um uísque sempre arrasa com nossas confabulações metafísicas. Ou as agrava.


beijo

Silvia Chueire disse...

é por essas e outras que muito analista vai a falência... :)

bjs,

silvia